.

domingo, 12 de outubro de 2014

A histórica semana da NBA no Rio de Janeiro em 2014

A 2ª edição do NBA Global Games Rio de Janeiro foi, mais uma vez, histórica! Pela primeira vez desde que decidiu voltar a defender o Cleveland Cavaliers, o astro LeBron James enfrentaria sua ex-equipe, o Miami Heat. A partida teve transmissão para todos os EUA.

E como não poderia faltar, as ações pré-jogo da NBA deixaram sua marca na cidade do Rio de Janeiro, e desta vez de forma ainda mais intensa do que no ano anterior. O NBA Cares Rio 2013 havia levado os jogadores do Washington Wizards e o ex-jogador Horace Grant ao Complexo do Alemão, área então recém repassificada. A ação fez Horace Grant expressar: "Você aqui, passa algumas horas, e compartilha lições de basquete e de vida. É um aprendizado dos dois lados. Quem vê o sorriso dessas crianças não diz que elas estão em um lugar como esse. Definitivamente, essa experiência me trouxe boas lembranças"

As ações de pré-jogo foram ainda mais intensas na segunda passagem da NBA pelo Brasil. Começou com o NBA Cares Rio 2014 em 8 de outubro, que desta vez aconteceu no Ginásio do Flamengo, na Gávea. Os jovens do basquete de rua da Central Única das Favelas (Cufa) tiveram a companhia dos calouros do Miami Heat, Shabazz Napier e James Ennis, além da presença dos ex-jogadores Alonzo Mourning e Gary Payton. 

Alonzo Mourning e os jovens da Central Única das Favelas

- Crianças gostam de esporte. Uma vez que elas entendam os princípios do basquete, elas vão estar aptas a compreendê-lo melhor e se tornar boas nisso. Os jovens aqui estão acostumados com o futebol, mas sinto que há uma sede pelo basquete. Temos que mostrar o esporte para elas cada vez mais. A mensagem para as crianças no Brasil é que o basquete é divertido. A maneira de se divertir é jogar com o seus amigos, compartilhar a bola. Quando você joga o basquete é bom para você trabalhar bem com outras pessoas. Isso é o mais excitante do basquete. Você não joga sozinho, joga como um time e com um time. Essas crianças podem chegar na NBA. Qualquer um pode. É preciso treinar. Veja o Nenê, que é brasileiro, e os representa na NBA. Isso vai de como você apresenta o jogo para as crianças. - refletiu Alonzo Mourning

No dia seguinte uma nova clínica para crianças e jovens, desta vez com a presença dos jogadores do Cleveland Cavaliers, Anderson Varejão e Kevin Love.





As atividades na semana pré-jogo também tiveram o NBA Fan Zone na Praia de Ipanema, por onde também passaram os jogadores do Cleveland Cavaliers e do Miami Heat no dia 10 de outubro, véspera do jogo que se realizaria na Arena Olímpica da Barra.



A interação dos jogadores com o público foi bem mais intensa desta vez, e se extendeu para além das ações oficiais organizadas pela NBA. Os jogadores visitaram o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.

Os jogadores do Miami Heat foram a uma churrascaria logo no dia da chegada, estiveram no Porcão Rio's no Aterro do Flamengo, e na saída tiraram a tradicional foto de frente para o Pão de Açúcar.


O pivô Chris Bosh, do Miami Heat, inovou e organizou um café da manhã exclusivo para ele e a esposa no Cristo Redentor, vendo o nascer do sol. Certamente a ação romântica rendeu pontos extras no coração de sua amada.


O mais marcante da estadia da NBA no Rio de Janeiro foi, no entanto, sem dúvidas, a presença dos jogadores do Cleveland Cavaliers nas areias da Praia de Copacabana, onde o atro maior do espetáculo, LeBron James, aproveitou para dar um mergulho e fazer exercícios.







Restava agora o principal, em 11 de outubro foi a hora do duelo entre Cleveland e Miami na HSBC Arena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário