.

terça-feira, 22 de março de 2016

O histórico duelo entre Miami Heat e Cleveland Cavaliers no Rio de Janeiro

El segundo partido de NBA en Sudamerica

NBA Global Games Rio 2014

Miami Heat x Cleveland Cavaliers na Arena Olímpica da Barra da Tijuca

Ao final da temporada 2009-10, LeBron James decidiu deixar o Cleveland Cavaliers e se juntar a seus amigos Dwyane Wade e Chris Bosh para formar um histórico "Big Three" que levou o Miami Heat a quatro títulos consecutivos da Conferência Leste e a quatro finais de NBA, das quais acabou campeão das temporadas 2011-12 e 2012-13. Ao final da temporada 2013-14 LeBron anunciou que estava deixando o Miami Heat e voltando ao Cleveland Cavaliers.

Antes de sua decisão, já estava marcada a edição Rio 2014 do NBA Global Games com Cleveland e Miami enfrentando-se no Rio de Janeiro. A decisão de LeBron James acabou dando ao duelo ares históricos, pois foi no Rio que "The King", "O Rei", enfrentou pela primeira vez sua ex-equipe. A partida ganhou uma dimensão nova, e o jogo na HSBC Arena, na Barra da Tijuca, foi transmitido para todos os Estados Unidos.

LeBron James e Dwyane Wade se cumprimentam

Arena lotadíssima. Nas arquibancadas, perucas esvoaçantes imitavam o cabelo do brasileiro Anderson Varejão e faixas brancas na cabeça replicavam o estilo LeBron James. Foi uma noite mágica o confronto entre Miami Heat e Cleveland Cavaliers, pela 2ª edição do NBA Global Games no Rio de Janeiro. A NBA deu mais uma aula de promoção de evento. Transformou um singelo jogo em um entretenimento de primeira qualidade. Foram mais de 600 profissionais contratados pela liga para transformar a partida em um espetáculo, levando para o Rio de Janeiro toda a "atmosfera NBA".

A festa teve, no entanto, o desfalque de uma das principais atrações, o armador Kyrie Irving, do Cleveland, MVP (jogador mais valioso) do Mundial 2014, foi poupado por uma torção no tornozelo. Foi o único desfalque. Dos dois lados os quintetos considerados titulares. Vaiado no começo nos primeiros minutos de jogo pelos fãs brasileiros do Heat, LeBron James foi garçom, deu oito assistências, levantou o público com uma bonita enterrada, mas no todo teve uma atuação discreta.

Enterrada de LeBron James, seus primeiros pontos no jogo

O primeiro tempo foi dominado pelos Cavaliers, que abriram logo 15 pontos de vantagem. Com mais dificuldade na defesa e sem tanta força ofensiva, o Miami Heat não conseguiu encaixar seu jogo, mesmo com os gritos de "Let's go Heat" que emanavam da arquibancada da Arena Olímpica. Anderson Varejão começou o jogo muito bem, tendo sido inclusive o responsável pela primeira cesta do jogo. O pivô brasileiro teve uma boa atuação, fez 14 pontos no jogo, 12 dos quais feitos antes da metade do 2º quarto, quando o placar apontava: Cavs 38 x 28 Heat.

Se no Global Games Rio 2013, Nenê Hilário havia recebido vaias por seus pedidos de dispensa da Seleção Brasileira, na edição 2014 Anderson Varejão foi efusivamente aplaudido do começo ao fim, e retribuiu diversas vezes o carinho dos torcedores. Emocionou-se ao discursar antes do jogo, conteve as lágrimas e despejou muitos pontos. Muito carismático, o camisa 17 do Cavs teve seu nome gritado inúmeras vezes pelas arquibancadas.

Mas quem roubava mesmo a cena, dando um show de eficiência, era Kevin Love, astro contratado pelos Cavaliers ao Minnesota Timberwolves para formar o novo "Big Three" da NBA ao lado de King James e Irving. O camisa 0 fez de tudo: acertou bolas de três, bandejas, assistências e rebotes, terminando como o maior pontuador da noite, mesmo tendo ficado a maior parte do segundo tempo e a prorrogação inteira sentado no banco de reservas, fez 25 pontos.

Kevin Love, do Cavaliers, foi a figura do jogo

No lado de Miami, Chris Bosh e Wade, este com 7 assistências e 12 pontos, lideravam o Miami. O calouro Shabazz Napier saiu do banco e também teve grande atuação, mostrando que dará trabalho a Mario Chalmers e Norris Cole, armadores que se revezam no time titular.

No 2º quarto, Varejão esteve firme no garrafão, e os Cavaliers continuavam controlando o jogo. Faltando três minutos para o intervalo, a equipe de LeBron James vencia por 45 a 38. Nos três minutos seguintes, o Cavs teve um sequência de 14-6, indo para o intervalo com 59 x 44, quinze pontos de vantagem.

No intervalo, lendas da NBA foram homenageadas. Foram convidados para o centro da quadra, onde compareceram trajando elegantes ternos, os ex-jogadores Steve Smith, Gary Payton e Alonzo Mourning, e os ex-treinador do Los Angeles Lakers, e agora diretor do Miami Heat, Pat Riley. Foram efusivamente aplaudidos.

LeBron James vs Luol Deng, duelo de gigantes

No 3º quarto, o Cleveland colocou seus reservas em quadra, e isto permitiu a reação do Miami Heat, que conseguiu vencer o quarto e diminuir um pouco a vantagem. Ainda assim a vitória do Cleveland parecia garantida. O quartou terminou 84 x 74 para o Cavs.

A última parcial começou com o Miami sem nenhum de seus titulares em quadra. Shabazz Napier, Shawne Williams, James Ennis, Danny Granger e Chris Andersen formavam o quinteto do Heat. No último quarto, os técnicos David Blatt e Erik Spoelstra deram tempo de quadra a seus reservas. E com muitos reservas dos dois lados, o jogo caiu de rendimento. Com 7'23'' para o fim, o Miami só tinha feito quatro pontos no quarto e o placar marcava Cavs 95 x 78 Heat. A fatura parecia liquidada.


Foi então que emergiu a estrela do calouro Shabazz Napier. O armador do Miami fez 14 pontos nos minutos finais. O Heat foi buscar um jogo quase perdido e igualou o placar em 105 x 105 na penúltima bola, tirando um prejuízo que chegou a ser de 19 pontos. Os Cavs ainda tiveram a bola do jogo, mas Crawford desperdiçou, e a partida foi para a prorrogação.

Na prorrogação, muita emoção, para delírio da torcida. Pela primeira vez na partida, o Miami Heat assumiu a dianteira no placar, com 110 x 108 a seu favor. Napier abusava da velocidade e também virava protagonista pelo Miami Heat. O Cavs reagiu com um sequência de bolas de três, e a 17 segundos do fim vencia por 120 x 119. Joe Harris aumentou a vantagem a 13 segundos: 122 x 119. O Miami parou o jogo. No último ataque, Shabazz Napier desperdiçou duas bolas de três seguidas nos últimos segundos. Não teve segunda prorrogação: vitória do Cleveland Cavaliers por 122 x 119.

O brasileiro Anderson Varejão, camisa 17 do Cleveland Cavaliers


CLEVELAND CAVALIERS 122 X 119 MIAMI HEAT
11 de outubro de 2014 - Arena Olímpica da Barra da Tijuca (HSBC Arena)
Público: 15.411 torcedores

CLEVELAND (27 - 32 - 25 - 21 - 17)
Matthew Dellavedova (3), Dion Waiters (16), LeBron James (7), Kevin Love (25) e Anderson Varejão (14).
Téc: David Blatt
Banco: A.J. Price (12), Stephen Holt (3), Chris Crawford (0), Joe Harris (11), Shawn Marion (4), James Jones (6), Shane Edwards (3), Mike Miller (0), Tristan Thompson (18) e Lou Amundson (0).

MIAMI (21 - 23 - 30 - 31 - 14)
Norris Cole (6), Dwyane Wade (12), Luol Deng (8), Udonis Haslem (7) e Chris Bosh (19).
Téc: Erik Spoelstra
Banco: Mario Chalmers (3), Shabazz Napier (16), Shannon Brown (3), Andre Dawkins (6), Shawne Williams (7), James Ennis (17), Danny Granger (5), Khem Birch (2), Shawn Jones (2) e Chris Andersen (6).


Dwyane Wade, camisa 3 do Miami, uma das estrelas da noite





Nenhum comentário:

Postar um comentário