.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Temporada 2000-01: LA Lakers fez a série play-off mais dominante da história da NBA

Quando uma equipe tem uma quadra de ataque tão dominante na NBA como aqueles Lakers do começo do século XXI, que combinava a genialidade e explosão jovial do Kobe Bryant à fortíssima presença física do gigante e dominante no garrafão Shaquile O'Neal, então este time está em uma ótima posição para conquistar o anel. Aquela equipe tinha toda uma genialidade ofensiva combinada a um eficiente sistema defensivo arquitetado por Phil Jackson, um líder capaz de administrar conflitos de super-egos, como era naquele Lakers, no qual Kobe e Shaq viviam às turras, sob constantes problemas de relacionamento.

O Los Angeles Lakers 2000-2001 combinava um ataque monstruoso e uma defesa temível, e ainda tinha um banco experiente. A soma de todos estes fatores levou à maior campanha de Pós-temporada (play-offs) que a NBA já viu, foram as séries mais dominantes que a liga profissional viu uma equipe fazer. E depois de ter terminado a temporada regular como 2º lugar da Conferência Oeste (56 v. e 26 d.) atrás do San Antonio Spurs (58 v. e 24 d.). Nas quartas de final da Conferência Oeste, o Lakers tinha pela frente ao Portland Trail Blazers, equipe com a 7ª melhor campanha do Oeste na Fase Regular.

O time do Trail Blazers era comandado pelo experiente treinador Mike Dunleavy. Na armação tinha Steve Smith e Damon Stoudamire; nas alas tinha Bonzi Wells e toda a experiência de Scottie Pippen, e para o jogo de garrafão tinha Rasheed Wallace, o lituano Arvydas Sabonis e Dale Davis. O Lakers se impôs nos dois primeiros jogos, no Staples Center, em Los Angeles, com vitórias por 106 x 93 e 106 x 88. Fechou a série "melhor de cinco" em Portland, com uma vitória por 99 x 86. Série fechada em 3 x 0.

Kobe serve Shaq, Lakers domina Trail Blazers

Na semi-final da Conferência, o adversário foi o Sacramento Kings, série "melhor de sete jogos". Os Kings tinham feito a 3ª melhor campanha do Oeste, tinham a armação de Doug Christie e Jason Williams, dois excelentes alas, o experiente Chris Webber, membro do Dream Team de 1992, e o croata, especialista em arremessos de três pontos, Predrag "Peja" Stojakovic; no garrafão o sérvio Vlade Divac e Scot Pollard, treinados por Rick Adelman, um técnico de muitos play-offs. Os Lakers se impuseram no Staples Center: 108 x 105 e 96 x 90. Em Sacramento, venceram fácil por 103 x 81, e fecharam em 4 x 0 com uma vitória por 119 x 113. Shaquile O'Neal foi o rei do garrafão e o diferencial na série.

Stojakovic e seu potente tiro da linha dos três pontos

Chris Webber era um ala quase imparável, Doug Christie era um dos melhores defensores da NBA, Peja um artífice na linha de três, e Vlade Divac era um pivô experiente e astuto, que carregava a experiência de ter jogado no Lakers ao lado de Magic Johnson no começo da década de 1990. Todos esperavam uma série dura, mas os Lakers impuseram sua segunda varrida consecutiva. O próximo adversário, na final da Conferência Oeste, era o San Antonio Spurs, das "Torres Gêmeas" David Robinson e Tim Duncan.

Kobe Bryant superando a marcação de Vlade Divac

Os Lakers tinham varrido os Blazers e os Kings, Shaquille O'Neal estava em seu auge de sua carreira, mas certamente, eles não deveriam ter a mesma facilidade diante dos Spurs, ainda mais porque a vantagem de mando de quadra era da turma de San Antonio.

A equipe do treinador Gregg Popovich combinava juventude e experiência. Os armadores eram Derik Anderson, Antonio Daniels e Avery Johnson, além do experiente Steve Kerr, nas alas estavam Danny Ferry e Sean Elliott, e o garrafão tinha os lendários Tim Duncan e David Robinson. Um grande time!

Mas o Los Angeles Lakers não tomou conhecimento, vencendo os dois primeiros jogos em pleno estado do Texas: 104 x 90 e 88 x 81. Incrível! Sean Elliott tentou com todas as suas forças, mas Kobe Bryant esteve imparável. Nesta série, em especial, Kobe mostrou o seu melhor, toda sua genialidade. Pá de cal no Staples Center: 111 x 72 e 111 x 82. Fechamento com chave de ouro! Três varridas: 3 x 0, 4 x 0 e 4 x 0. Lakers Campeão do Oeste!

As Torres Gêmeas não foram capazes de parar Shaq 

Agora era a vez de jogar a Final da NBA, contra Allen Iverson e o Philadelphia 76ers. Outra varrida? Haviam sido até ali 11 jogos de playoffs e 11 vitórias, surpreendente, irreal e sem rodeios, absolutamente e simplesmente dominante! Allen Iverson havia sido escolhido como MVP da temporada. Mas não era só isto, tinha muito mais: Larry Brown havia sido escolhido o melhor técnico da temporada, o pivô congolês Dikembe Mutombo, Jogador Defensivo da temporada, e Aaron McKie, escolhido o melhor sexto jogador. Seria isto tudo suficiente para que os Sixers mudassem aquele história?

O time de Larry Brown tinha Eric Snow, Aaron McKie e Allen Iverson na armação, George Lynch e Tyrone Hill como alas, e uma forte dupla de pivôs formada por Theo Ratliff e Dikembe Mutombo

Os 76ers logo mostraram seu cartão de visitas no jogo 1 da série, vencendo por 107 x 101 dentro de Los Angeles, na prorrogação, após um 94 x 94 no tempo normal. Mesmo com os 44 pontos e 20 rebotes de Shaq, quem foi dominante foi Allen Iverson, com incríveis 48 pontos.

Kobe Bryant tentando parar Allen Iverson 

No jogo 2, o Lakers fez 98 x 89. A série seguia para três jogos na Filadélfia. Oportunidade para Iverson e os Sixers conquistarem o anel? Mas não foi o que se viu. Shaquille O'Neal foi muito superior a Dikembe Mutombo, tornando-se a peça-chave de superioridade do Lakers, Kobe Bryant se impôs sobre Iverson, Rick Fox, Ron Harper e Derek Fisher, todos eles executaram exemplarmente a tática desenhada por Phil Jackson. Três vitórias do Lakers: 96 x 91, 100 x 86 e 108 x 96.

Kobe se impôs sobre Iverson e o Lakers acabou Campeão 

Kobe e Shaq foram geniais e diferenciais, mas o LA Lakers fez a série de play-offs mais dominante da história da NBA porque Phil Jackson montou um time equilibrado, forte, dominante e com um foco que só pode ser comparado ao de poucas equipes da história da NBA.

O time do Lakers tinha Brian Shaw e Kobe Bryant como armadores titulares, com o veterano Ron Harper e o jovem Derek Fischer no banco. Os alas titulares eram Rick Fox e o experiente Horace Grant, que assim como Ron Harper, já havia sido campeão junto a Phil Jackson no Chicago Bulls, e no banco tinha Robert Horry. E o "cincão", um "cincaço", era Shaquile O'Neal. Um time para a história!


Levou 16 anos para que uma equipe conseguisse igualar uma campanha tão dominante como esta na Pós-Temporada. O Golden State Warriors da temporada 2016-17, com Stephen Curry, Kevin Durant, Klay Thompson e Dreymond Green, igualou o desempenho, quando fez 4 x 0 no Portland Trail Blazers, 4 x 0 no Utah Jazz, 4 x 0 no San Antonio Spurs e 4 x 1 no Cleveland Cavaliers.


Veja também: Phil Jackson e os Onze Anéis

E veja aqui: LA Lakers, de franquia mais galáctica da NBA às temporadas pífias


Nenhum comentário:

Postar um comentário