.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Lições de Phil Jackson: Onze Anéis




Abaixo, alguns trechos extraídos do livro:

O espírito vencedor precisa se preocupar com cada detalhe para obter a alta performance. Ditado norte-americano:

Por falta de um prego perdeu-se a ferradura
Por falta de uma ferradura perdeu-se um cavalo 
Por falta de um cavalo perdeu-se um cavaleiro
Por falta de um cavaleiro perdeu-se a mensagem
Por falta de uma mensagem perdeu-se a batalha 
Por falta de uma batalha perdeu-se o reino
E tudo por falta de um prego na ferradura  


"(...) me ocorreu que seria útil para os jogadores um curso sobre o basquete solidário, mas dessa vez com a perspectiva de Buda. Aproveitei então as sessões de treino e expus como o pensamento de Buda se aplicava ao basquete. Acho que a princípio perdi alguns jogadores, mas pelo menos isto acabou atenuando a pressão mental pela aproximação da pós-temporada.

Em poucas palavras, de acordo com Buda, a vida é sofrimento, e a principal causa disso é o desejo de que as coisas sejam diferentes do que realmente são. O que acontece em dado momento deixa de ocorrer no momento seguinte. E sempre sofremos quando tentamos prolongar o prazer ou rejeitar a dor. De uma perspectiva positiva, Buda também prescreveu uma forma prática para eliminar o desejo e a infelicidade através do chamado Nobre Caminho Óctuplo, cujas etapas consistem em visão correta, pensamento correto, fala correta, ação correta, estilo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta e concentração correta.

Os ensinamentos a seguir poderiam ajudar a explicar o que se deve tentar fazer como um time de basquete:

1. VISÃO CORRETA: olhar para o jogo como um todo e trabalhar em conjunto como uma equipe, como os cinco dedos da mão.

2. PENSAMENTO CORRETO: se ver a si mesmo como parte de um sistema, e não como o único integrante de uma banda. Isso também implica entrar em cada jogo com a intenção de se envolver intimamente com o que ocorre com toda a equipe, simplesmente porque se está estreitamente ligado a todos que a integram.

3. FALA CORRETA: aqui existem dois componentes. O primeiro diz respeito a falar positivamente para si mesmo e não se perder sem rumo nas falas de revide durante os jogos ("Odeio esse juiz"; "Vou dar um troco naquele safado"). O segundo diz respeito a controlar o que se fala quando se está conversando com os outros, especialmente os companheiros de equipe, e estar concentrado para sempre dar um retorno positivo a eles.

4. AÇÃO CORRETA: fazer movimentos apropriados ao que acontece na quadra, sem exibições repetidas e sem ações que perturbem a harmonia da equipe.

5. ESTILO DE VIDA CORRETO: respeito pelo trabalho e empreendê-lo a favor da comunidade e não apenas para lustrar o próprio ego. Seja humilde. Lembre-se de que está ganhando uma quantidade absurda de dinheiro para fazer algo realmente simples. E divertido.

6. ESFORÇO CORRETO: implica ser solidário e empregar a quantidade suficiente de energia para fazer o trabalho. Não há substitutos para raça, se você não tem raça, vai para o banco de reservas.

7. ATENÇÃO PLENA CORRETA: chegar a todos os jogos com uma compreensão clara do plano ofensivo e do que se espera do adversário. Implica ainda jogar com precisão, fazer os movimentos certos nos momentos certos, e manter a consciência desperta durante o jogo todo, quer se esteja na quadra ou no banco.

8. CONCENTRAÇÃO CORRETA: concentrar-se apenas no que se faz a cada momento, sem se obcecar com os erros cometidos anteriormente ou com o que poderá acontecer de ruim".


Geralmente as equipes campeãs cometem o erro de tentar repetir a fórmula vencedora. Mas isto raramente funciona, porque na temporada seguinte os adversários já estudaram todos os vídeos e já descobriram como combater as jogadas do time vencedor. A chave para a manutenção do sucesso é continuar evoluindo como equipe. Ganhar tem a ver com a busca do desconhecido e a criação do novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário