.

quinta-feira, 22 de março de 2018

O basquete do Brasil e sua 1ª vez na história com três jogadores em quadra na NBA

A primeira vez em uma partida da NBA na qual três jogadores brasileiros estiveram em quadra aconteceu em 6 de março de 2016, quando o Los Angeles Lakers venceu o Golden State Warriors. Foi um jogo bastante simbólico. Aquela temporada era a última disputada pela lenda Kobe Bryant. Os Warriors detinham o título de campeões da temporada 2014-15. E o confronto, em Los Angeles, marcava o encontro de extremos. De um lado o líder da Conferência Oeste, que, na luta por ser bi-campeão da NBA, entrava em quadra com 55 vitórias e 5 derrotas na temporada. Do outro lado, o último colocado do Oeste, a mais tradicional franquia da NBA, o Lakers vinha amargando seguidas temporadas pífias e entrava em quadra com uma campanha de 12 vitórias e 51 derrotas.  

O duelo entre Los Angeles Lakers vs. Golden State Warriors começou sem nenhum brasileiro em quadra. Os holofotes estavam voltados para o último confronto entre as lendas Kobe Bryant e Stephen Curry, no Staples Center, em Los Angeles. Porém, a noite terminou com a melhor atuação de Marcelinho Huertas na temporada, ele esteve muito perto de um duplo-duplo, ficando com nove assistências e dez pontos, e, de quebra, virando o personagem principal daquele histórico e emblemático momento para o basquete brasileiro. Três jogadores do país: Marcelinho Huertas, Anderson Varejão e Leandrinho Barbosa estiveram em ação ao mesmo tempo.

Huertas fazia sua 35ª partida pelo Los Angeles Lakers, quando já aos 32 anos, fazia sua temporada de estréia na NBA. Leandrinho havia sido campeão com o Warriors na temporada anterior, sendo quase um veterano na NBA, aos 33 anos, disputava sua 13ª temporada por lá, tendo vestido cinco camisas diferentes (Pheonix Suns, Toronto Raptors, Indiana Pacers, Boston Celtics e Golden State Warriors). E Varejão, que recém trocara o Cleveland Cavaliers, onde havia estado por 12 temporada, pelo Golden State Warriors, por quem fazia apenas sua sexta partida.

Leandrinho toma um toco, observado por Huertas

Aquela temporada 2015-2016 já era emblemática para o basquete brasileiro pela quantidade de jogadores do país por lá. Nove nomes, um recorde. Marcelo Huertas era uma das novidades. Além dos veteranos Nenê, do Washington Wizards, Anderson Varejão e Leandrinho, do Warriors, Tiago Splitter, do Atlanta Hawks, e das promessas Lucas Nogueira e Bruno Caboclo, do Toronto Raptors, o Brasil tinha também a presença do jovem Cristiano Felício, no Chicago Bulls, e de Raulzinho, o Raul Neto, no Utah Jazz.

Naquela histórica noite para o basquete brasileiro, os números dos três nomes brasileiros que estiveram em quadra: com 10 pontos e 9 assistências em 27 minutos que esteve em quadra, Huertas foi fundamental na vitória do LA Lakers, tendo recebido elogios de Kobe Bryant e do técnico Byron Scott. Pelo time rival, Leandrinho e Varejão atuaram por 21 e 11 minutos, e fizeram 8 e 6 pontos. Em vários momentos da partida, os três estiveram juntos em ação.

Os três ao mesmo tempo em quadra

Palavras de Huertas para o Globoesporte.com, em 7 de março: "Esse jogo com três brasileiros em quadra demonstra que nosso basquete vem crescendo, é um basquete sólido e que realmente a gente tem um potencial muito grande". A mesma matéria trouxe a opinião de Anderson Varejão: "Isso, para o basquete brasileiro, foi muito importante. Acho que só motiva cada vez mais a garotada mais nova que está começando a jogar. Queria parabenizar o Huertas pelo jogo que ele fez, foi incrível, jogou muito bem. Infelizmente a gente não jogou bem, o time estava apático desde o início, a bola não caiu, e acabamos sofrendo essa derrota. Mas são memórias. Esse jogo é uma das coisas que daqui a 20 anos vamos falar sobre".

Marcelinho Huertas, marcado por Leandrinho


Ficha do jogo
06/03/16 - Los Angeles Lakers 112 x 95 Golden State Warriors
Parciais: 22 x 21 / 38 x 28 (60 x 49) / 24 x 24 (84 x 73) / 28 x 22 (112 x 95)
Lakers: D'Angelo Russell (21), Jordan Clarkson (25), Kobe Bryant (12), Julius Randle (12) e Roy Hibbert (2). Téc: Byron Scott. Banco: Marcelo Huertas (10), Nick Young (13), Brandon Bass (13), Metta World Peace (0) e Larry Nance Jr. (4).
Warriors: Stephen Curry (18), Klay Thompson (15), Harrisson Barnes (5), Draymond Green (9) e Andrew Bogut (4). Téc: Steve Kerr. Banco: Shaun Livingston (8), Leandro Barbosa (8), Brandon Rush (5), Ian Clark (8), Marreese Speights (2), James Michael McAdoo (7) e Anderson Varejão (6). Andre Iguodala (fora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário