.

sábado, 9 de janeiro de 2016

O histórico Vasco x San Antonio Spurs em 1999

Em 1979, o Sirio venceu o KK Bósnia, da Iugoslávia, por 100 x 98 no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, conquistando o título de Campeão Mundial. Mas conseguir vencer um Campeão Europeu, em solo europeu, quem conseguiu foi o time do Vasco da Gama em 1999, na disputa do Torneio McDonald's, que reunia os campeões continentais e uma equipe da NBA. Esta, embora não tenha implicado em título, pode sim ser considerada a maior vitória na história de um quinteto brasileiro defendendo a camisa de um clube.


Em 15 de outubro de 1999, pelas semi-finais do McDonald's Championship, o Vasco, Campeão Sul-Americano, enfrentou o Zalgiris Kaunas, da Lituânia, Campeão da Euroliga, em Milão, na Itália. Na outra semi-final, o San Antonio Spurs jogou contra o Varese, campeão italiano. O jogo do Vasco começou com os lituanos muito bem postados na defesa, e com o armador norte-americano Corey Beck liderando a pontuação de sua equipe numa corrida inicial de 11 x 2. Inicialmente parecia que o Vasco não tinha a mínima condição de jogar de igual para igual com aquela equipe. O 1º quarto terminou 24 x 14 para o Zalgiris. A reação da nau vascaína começou no 2º quarto, com o time do Vasco conseguindo uma corrida de 14 x 4, reequilibrando a partida. O placar do 1º tempo ficou Zalgiris 40 x 36 Vasco. O jogo ferveu de vez no 3º quarto. Do lado brasileiro, o armador norte-americano Charles Byrd penetrava agressivamente a defesa lituana, e as bolas de três do Rogério Klafke caíam cada vez mais. O Vasco passou a frente. Porém, Corey Beck e o pivô Mindaugas Timinskas mostraram a qualidade da equipe lituana numa corrida de 13 x 1. Mais uma vez o Zalgiris terminava um quarto na frente, ao fim do 3º quarto o placar apontava 60 x 52. O Vasco parecia ter perdido sua grande oportunidade.


Começou então o último quarto. O Vasco, que tinha o portorriquenho Flor Meléndez como treinador, impôs um forte ritmo no jogo, forçou a marcação, conseguiu seguidos contra-ataques, e foi diminuindo a diferença aos poucos. Quando faltava um minuto para o término do jogo, o Vasco passou a frente: 73 x 72. Nos segundos finais, liderava por 76 x 74, mas com uma cesta de Donatas Slanina, o jogo foi para a prorrogação. O Vasco não se abalou emocionalmente, e conseguiu uma incrível corrida de 8 x 1 no início dos cinco minutos de tempo extra e não foi mais ultrapassado no placar: Vasco da Gama 92 x 86 Zalgiris Kaunas (Lituânia). Pelo Vasco, Rogério Klafke, com 21 pontos, o pivô dominicano José Vargas, com 19 pontos e 9 rebotes, e o armador Charles Byrd, com 18 pontos, foram os grandes nomes do jogo. Pelo Zalgiris, Mindaugas Timinskas anotou 22 pontos e Corey Beck fez 19. Uma vitória histórica!

Com isto o Vasco se postulou para jogar a grande final contra o San Antonio Spurs, da NBA. O primeiro duelo na história entre uma equipe brasileira e um time da maior liga de basquete do mundo, sendo também o primeiro representante da América do Sul a enfrentar um time da NBA.

Charles Byrd - Demétrius - Rogério - Sandro Varejão - Vargas

Em 16 de outubro de 1999, em Milão na Itália, San Antonio Spurs e Vasco entraram em quadra. O time vascaíno era fantástico: Charles Byrd, Demétrius Ferracciú, Rogério Klafke, Sandro Varejão e Jose Vargas formavam o quinteto titular. Flor Melendez era o treinador. O banco tinha Helinho, Janjão, Aylton Tesch e Mingão. No time do Spurs, o técnico Gregg Popovich contava com Steve Kerr, Avery Johnson, Terry Porter, Mario Elie, Antonio Daniels, Tim Duncan e David Robinson.

O Spurs iniciou o jogo arrasador, com 18 pontos de Tim Duncan, abriu 24 x 10. Terminou o 1º quarto vencendo por 28 x 21. O Vasco tinha um garrafão fisicamente fortíssimo para os padrões brasileiros à época, com Sandro Varejão, irmão mais velho de Anderson Varejão, e José Vargas. Mas do outro lado estava uma das maiores duplas de garrafão da história do basquete, as "Torres Gêmeas" Tim Duncan e David Robinson. 

Tim Duncan foi o nome do jogo na vitória sobre o Vasco

No 2º quarto, uma grande atuação de Charles Byrd, um dos melhores estrangeiros que atuou no basquete brasileiro na história, muito rápido nas infiltrações e preciso nos arremessos, um armador mais pontuador do que distribuidor de jogo. O Spurs, mesmo mantendo seus titulares em quadra, viu um jogo bem mais equilibrado, em que o Vasco chegou a derrubar a diferença para apenas cinco pontos. Mas o Spurs conseguiu uma corrida de 13 x 2, liderada por David Robinson, e voltou a folgar na liderança no jogo. O primeiro tempo terminou com o San Antonio Spurs vencendo por 56 x 36.

No 3º quarto, o Vasco voltaria a surpreender. Com bons arremessos de três pontos de Rogério Klafke, o Vasco aproximou-se novamente do San Antonio perto do final do terceiro período, estando atrás por apenas 11 pontos. Mesmo com o Spurs com seus titulares em quadra, venceu o quarto por 30 x 23. Ao final do 3º quarto, o placar apontava Spurs 79 x 66 Vasco.

O dominicano José Vargas contra o lendário Tim Duncan

O Spurs então mostrou porquê era o então campeão da NBA, apertou a marcação e deslanchou no placar. O Vasco descontrolou-se emocionalmente e levou uma varada de 24 x 2 no quarto. Os Spurs deram um show, como duas enterradas sensacionais de David Robinson. O Spurs confirmou a hegemonia da NBA no Torneio McDonald's. Nunca uma equipe da NBA deixou de ser a campeã do torneio: San Antonio Spurs 103 X 68 Vasco da Gama. Jose Vargas e Demétrius fizeram 12 pontos cada. Rogério Klafke marcou apenas 9. Charles Byrd foi o cestinha do time com 17 pontos. O lendário super-pivô Tim Duncan foi a maior figura da partida, com 32 pontos e 18 rebotes, acabou escolhido MVP do torneio. David Robinson e Avery Johnson anotaram, respectivamente, 16 e 14 pontos.

O Quinteto Ideal da competição foi escolhido com: Charles Byrd (Vasco), Avery Johnson (San Antonio Spurs), Gianmarco Pozzecco (Varese), Tim Duncan (San Antonio Spurs) e Jose Vargas (Vasco).


Ficha do jogo
16/10/1999 - San Antonio Spurs 103 x 68 Vasco
Parciais: 28 x 21 / 28 x 15 (56 x 36) / 23 x 30 (79 x 66) / 24 x 02 (103 x 68)
Spurs: Steve Kerr (2), Antonio Daniels (10), Avery Johnson (14), Tim Duncan (32) e David Robinson (16). Téc: Gregg Popovich. Banco: Mario Elie (2), Jaren Jackson (7), Terry Porter (7), Ira Newble (2), Chucky Brown (4), Malik Rose (2), Samaki Walker (5) e Felton Spencer (0).
Vasco: Charles Byrd (17), Demétrius Ferracciú (12), Rogério Klafke (9), Sandro Varejão (6) e José Vargas (12). Téc: Flor Meléndez. Banco: Helinho (0), André Manteiguinha (0), Diego Pinheiro (0), Alexey (2), Aylton Tesch (5), Janjão (0) e Mingão (5).



2 comentários:

  1. Vasco Basquete, o Gigante voltou!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de fazer contato com o responsável pelo blog.
    Simplesmente sensacional.
    Meu email é chinahirata@gmail.com

    ResponderExcluir