.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Os 8 anos do basquete do Espírito Santo na elite nacional

A maior conquista do basquete capixaba até 2005 havia sido a Copa Brasil Nordeste de 1998, vencida pelo Saldanha da Gama. Embora o Espírito Santo seja um estado que geograficamente pertence à Região Sudeste do Brasil, por ser um estado economicamente mais fraco que os demais do Sudeste (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), e com poucas tradições no basquete, participava da Copa Nordeste organizada pela CBB.

Bandeira do Estado do Espírito Santo

O basquete do Espírito Santo deu seus primeiros passos na elite do basquete nacional em 2006, quando em meio a uma grave crise, houve um racha de clubes no basquete brasileiro. Um grupo permaneceu aliado à Confederação Brasileira de Basquete, e deste grupo fizeram parte: Franca, COC/Ribeirão Preto, Rio Claro, Bauru, Assis, Paulistano, Pinheiros, Santo André, Americana, Universo/Brasília, Flamengo, Uberlândia, Minas, Universo/Ajax, Londrina/PR, Joinville, Brusque e Sport Recife.

Um outro grupo, sob a liderança do principal ídolo do basquete brasileiro, Oscar Schmidt, que recém havia se tornado dirigente e era o diretor do projeto Telemar/Rio de Janeiro, estruturou um campeonato paralelo, batizado como Nossa Liga de Basquete (NLB). Fizeram parte deste projeto: Winner/Limeira, Araraquara, Hebraica, Casa Branca, Guarujá, Jundiaí, Telemar, Liga Macaense, Saldanha da Gama, CETAF/Vila Velha, São José dos Pinhais, Maringá, Ulbra/Torres, Corinthians de Santa Cruz do Sul, Paysandu e Teresinense (do Piauí). Duas equipes, portanto, do Espírito Santo, o Saldanha da Gama e o CETAF Vila Velha.

Naquele ano, sob uma imensa confusão que foi parar nos tribunais, não houve campeão.

Em 2007, a confusão persistiu, mas os times do Espírito Santo passaram para o grupo fiel à CBB, cujo torneio acabou tendo como campeão ao Universo/Brasília. No torneio da CBB de 2007 havia 13 participantes: Franca, Paulistano, Rio Claro, Universo/Brasília, Uberlândia, Minas, Flamengo, Saldanha da Gama, CETAF/Vila Velha, Joinville, Londrina, Iguaçu e Grajaú Country.

O Saldanha da Gama fez uma excelente campanha, terminando em 8º lugar, próximo ao Flamengo, que terminou em 7º. Já o CETAF, que apostava numa equipe de jovens emergidos de escolinhas capixabas, ficou em 11º lugar, a frente apenas das duas agremiações mais fracas do Rio de Janeiro na competição, o Iguaçu e o Grajaú. 


Em 2008, a confusão política persistia, os clubes paulistas formaram um projeto batizado como Associação Brasileira de Clubes (ABC) e se desligaram da CBB. Somente houve uma equipe paulista no torneio da CBB daquele ano, o Ulbra-Rio Claro (projeto então vice-campeão do Campeonato Paulista, mas que tinha sido representado por outra cidade, como Ulbra-São Bernardo). As duas equipes capixabas conseguiram, ambas, terminar entre os 8 primeiros colocados. Eis a colocação final da LNB 2008: 1º lugar: Flamengo, 2º lugar: Universo/Brasília, 3º lugar: Minas, 4º lugar: Joinville, 5º lugar: Ulbra/Rio Claro, 6º lugar: Uberlândia, 7º lugar: Saldanha da Gama, 8º lugar: CETAF/Vila Velha, 9º lugar: Univates/Bira/Lajeado, 10º lugar: FTC/EAD (da Bahia), 11º lugar: Londrina, e 12º lugar: Iguaçu (RJ).


Em 2009 o basquete brasileiro se reconciliou, tendo sido criado o Novo Basquete Brasil (NBB), uma nova liga, não mais administrada pela CBB, mas agora administrada pelos clubes. E os dois projetos capixabas estavam entre os fundadores.

O 1º NBB foi disputado em 2009. Na primeira edição do torneio eram 15 participantes. O CETAF terminou em 10º lugar e o Saldanha da Gama em 14º lugar, na penúltima colocação. Com dificuldade de obter financiamento, as equipes capixabas não conseguiam chegar aos play-offs, mas nascia uma rivalidade local que expandia o basquete num novo lugar.

A rivalidade era alimentada por serem duas equipes de duas cidades que estavam frente a frente, separadas apenas por uma ponte. De um lado, o time da capital, Vitória, e de outro o time da vizinha Vila Velha. A disputa no Campeonato Capixaba se acirrou. Saldanha da Gama foi tetra-campeão capixaba (2005-06-07-08) e o CETAF foi tri-campeão (2010-11-12).  
.
O CETAF comemorando um título estadual

Na 2ª edição do NBB, temporada 2009/10, o desempenho não melhorou. Entre 14 participantes, o CETAF Vila Velha terminou na 12ª colocação e o Saldanha da Gama foi o 14º e último lugar.

Depois de duas temporadas entre os dois últimos da tabela, o Saldanha da Gama não conseguiu se manter vivo, decidindo abandonar seu projeto. Para que Vitória não perdesse sua equipe na Liga Nacional de Basquete, a Prefeitura da cidade assumiu o financiamento do projeto, que passou a ser representado pelo CECRE Vitória, e batizado como Vitória Basquete.


Na temporada 2010/11, a situação continuou difícil. Eram 15 participantes, e o CECRE Vitória terminou em 13º lugar. O desempenho do CETAF Vila Velha também não foi bom, ficando com a 14ª posição. O basquete capixaba tinha séries dificuldades para sobreviver na elite do basquete nacional, e sem apoio externo, agonizava.

Para a temporada 2011/12, o time do Vitória Basquete foi descontinuado, pediu licença de dois anos à Liga e manteve apenas o time Sub-22 disputando a Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB).

Um dos personagens especiais nesta rivalidade foi um estrangeiro, o sérvio Dusan Radivojevic. Ele defendeu primeiro a equipe de Vila Velha, depois passou a ser jogador do Vitória Basquete. Com o fim do projeto, assumiu como treinador do time Sub-22 do Vitória. Havia um esforço do Espírito Santo em dar sua contribuição para o desenvolvimento do basquete brasileiro, buscando novidades, tentando estimular e atrair mais jovens para a modalidade.

Dusan Radivojevic

A partir da temporada 2011/12, apenas o CETAF Vila Velha seguiu como representante do Espírito Santo na elite do basquetebol nacional. Nesta primeira temporada sem a presença de seu rival local, o time de Vila Velha terminou em 14º lugar entre 15 participantes.

Na temporada seguinte (2012/13), o número de participantes subiu para 18 no total, mas ainda assim o CETAF não conseguiu escapar das últimas posições, terminou o torneio em 16º lugar.

CETAF Vila Velha 2012/2013

Nesta temporada, passou pelo basquete capixaba um jogador que muito provavelmente foi o tecnicamente mais qualificado destes oito anos do Espírito Santo na elite do basquete brasileiro, o norte-americano Benzor Simmons, com sua barba que fazia lembrar seu compatriota James Harden, estrela da NBA.

Benzor Simmons

Depois de um 10º lugar na temporada 2008/09, seguido por um 12º lugar na temporada 2009/10, e depois por um 14º lugar na temporada 2010/11 e por outro 14º lugar na temporada 2011/12, e finalizando com um 16º lugar na temporada 2012/13, a constatação era óbvia, o CETAF Vila Velha, mesmo com os apoios econômicos da fábrica de chocolates Garoto e da Prefeitura de Vila Velha, não estava conseguindo acompanhar a evolução do basquete brasileiro, e estava descendo a ladeira.

Já o Vitória Basquete, após duas temporadas tentando se reorganizar para voltar à divisão principal e jogando apenas a competição Sub-22, estava em situação ainda mais difícil.

O basquete mobilizava o Espírito Santo, arquibancadas sempre cheias

Foi então que os dois rivais decidiram unir forças para a temporada 2013/14. A 6ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB) teria a participação de 17 esquipes, e desta vez teria uma novidade, com a criação da Liga Ouro, 2ª Divisão, haveria rebaixamento. Mas do que nunca era importante fazer uma boa campanha para a sobrevivência do basquete capixaba.

Um novo projeto foi montado, batizado de Espírito Santo Basquete. A equipe teria apoio financeiro tanto da Prefeitura de vitória quanto da Prefeitura de Vila Velha, e a nova equipe atuaria nas duas cidades. O CETAF continuaria dando o suporte esportivo com profissionais.


A temporada no entanto não foi nada boa. A equipe conseguiu apenas 4 vitórias em 32 partidas, terminou na 17ª e última posição da tabela, acabando rebaixada para a 2ª divisão. O basquete capixaba dava adeus à elite do basquete brasileiro, e o projeto de manter um polo de basquete na cidade passava a estar seriamente ameaçado.

Time do Espírito Santo (de branco) em ação


Nenhum comentário:

Postar um comentário