.

sábado, 29 de junho de 2013

Basquet Plus: a grande referência para a mídia de basquete na América Latina

O basquetebol da Argentina foi a grande referência continental no início do século XXI. Quais as relações de causa e consequência neste crescimento? A Revista Basquet Plus reflete esta história e estas relações num material especializado sobre basquete da mais alta qualidade, é a grande referência para os meios de comunicação especializados em basquetebol na América Latina.


Em termos de clubes, o lançamento da Liga Argentina, fundada em 1984 e desde então administrada pela Associação de Clubes, e que teve em 1985 a realização de sua primeira edição. Igualmente é considerada um marco a fundação da Escola Nacional Argentina de Treinadores.

Desde meados da década de 1990, com a criação da Liga Sul-Americana, as equipes argentinas começaram a mostrar seu crescimento. Se até então a hegemonia era dos times brasileiros nas edições do Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões, esta hegemonia passou a ser argentina no novo formato.

Os resultados de fortalecimento da liga são vistos numa estrutura sólida de 3 divisões. A Liga A, primeira divisão, tem 16 equipes, e sistema anual de ascenso e descenso. O Torneio Nacional de Ascenso, segunda divisão, disputado desde 1990, reúne 21 equipes em formato similar ao da Liga A. A Liga B, terceira divisão, e que passou a se chamar desde 2011 de Torneio Federal, reúne 24 equipes. A Liga B foi fundada em 1984 junto com a Liga A, com a diferença que é administrada e organizada pela Confederação Argentina de Basquete; até 1989 foi a segunda divisão, e desde 1990 é a terceira divisão. Com as 3 divisões, há 61 times profissionais de basquete disputando anualmente as competições nacionais.

A quantidade acabou levando à qualidade, na mão de treinadores especializados e que viveram forte intercambio com a Liga da Espanha, despontaram nomes como Ruben Magnano, Sérgio Hernández, Julio Lamas, entre outros. E uma Geração de Ouro, com Manu Ginóbili, Luís Scola, Fabrício Oberto, Andrés Noccioni, Pepe Sanchez, e tantos outros grandes jogadores.

Julio Lamas e Sérgio Hernández 

A diferença em solidez do basquete argentino se vê também na circulação da melhor revista especializada em basquete da América Latina, a Revista Basquet Plus. Aborda a história e a atualidade do basquete na Argentina, na NBA e nas principais Ligas Européias, vez por outra dando destaque também para outras ligas latino-americanas.

A Basquet Plus foi lançada em 1998, mas a forte crise econômica pela qual passou o país a obrigou a fechar as portas no fim de 2000, depois de 28 publicações mensais vendidas.

O basquete argentino galgou o degrau máximo internacional, Vice-Campeão Mundial em 2002 e Medalha de Ouro nas Olimpíadas de 2004. O ouro olímpico iluminou as terras argentinas e a Revista Basquet Plus voltou a ser mensalmente publicada, seguindo ininterruptamente até os dias de hoje, mostrando que o sucesso não acontece por acaso. Desenvolvimento é a consequência de uma sucessão de escolhas acertadas ao londo de um período longo.

Basquet Plus: material especializado em basquete de alta qualidade






Nenhum comentário:

Postar um comentário