.

terça-feira, 24 de julho de 2012

História do Basquete nas Olimpíadas - 1968-1984


1936-1964     1968-1984     1988-2004     2008-...

 
1968 – CIDADE DO MÉXICO, México

O torneio olímpico de basquete masculino havia reunido 23 seleções nas edições de 1948, 1952 e 1956. Em 1960, pela primeira vez passou a existir a disputa de um Torneio Pré-Olímpico, com a disputa olímpica sendo restringida a 16 seleções, modelo repetido nas edições de 1964 e 1968. 

Os Jogos Olímpicos de 1968 foram disputados na capital mexicana, a Cidade do México. Havia 6 seleções já classificadas: as cinco primeiras nas Olimpíadas de 64 - EUA, URSS, Brasil, Porto Rico e Itália - e o anfitrião México. O Torneio Pré-Olímpico foi pela primeira vez segmentado por continentes. O Europeu reuniu 12 seleções: Iugoslávia, França, Tchecoslováquia, Bulgária, Polônia, Alemanha, Áustria, Finlândia, Grécia, Israel, Suécia e Holanda. As duas primeiras colocadas se classificaram para as Olimpíadas: Iugoslávia e Bulgária. E a Polônia foi à repescagem. Duas fortes seleções no contexto internacional dos anos anteriores - França e Tchecoslováquia - ficaram fora, eliminadas. Nos outros continentes, as vagas da Ásia ficaram com Filipinas e Coréia do Sul, e as da África com Senegal e Marrocos. Nas Américas, as duas vagas ficaram com Cuba e Panamá, com o Uruguai indo à repescagem, e a Argentina ficando eliminada. Ainda houve um Torneio Pré-Olímpico Mundial de Repescagem, que reuniu 5 seleções, das quais as duas primeiras se classificavam. Estas últimas vagas ficaram com os dois europeus - Espanha e Polônia - deixando eliminados a Uruguai, Austrália e Indonésia.

No torneio olímpico, os 16 participantes foram divididos em dois grupos de 8 seleções, dos quais os dois primeiros se classificavam às semi-finais.

O Grupo A foi amplamente dominado pelo Estados Unidos, que venceram com larga vantagem a Espanha (81 x 46), Senegal (93 x 36), Filipinas (96 x 75), Iugoslávia (73 x 58), Panamá (95 x 60) e Itália (100 x 61), tendo a vantagem só sido mais apertada no último duelo, frente Porto Rico (61 x 56). A Iugoslávia venceu a Porto Rico na 2ª rodada, e definiu sua classificação com as vitórias na 5ª e 6ª rodadas sobre Itália (80 x 69) e Espanha (92 x 79).

No Grupo B, União Soviética e Brasil se impuseram com certa sobra em cima de Bulgária, Polônia, Cuba, México, Coréia do Sul e Marrocos, e definiram na última rodada quem enfrentaria aos EUA na semi-final. Os soviéticos venceram aos brasileiros por 76 x 65 e terminaram na liderança, evitando o duelo precoce contra os norte-americanos.


Na semi-final, os Estados Unidos superaram ao Brasil por 75 x 63 de um lado, e numa disputa acirradíssima do outro, a Iugoslávia surpreendeu e venceu à URSS por 63 x 62, avançando para a decisão. Na disputa da medalha de bronze, a União Soviética voltou a vencer ao Brasil, desta vez por 70 x 53. E na disputa do ouro, os Estados Unidos venceram à Iugoslávia por 65 x 50 e se sagraram campeões.

O pódio reuniu as três seleções - EUA, URSS e Iugoslávia - que haviam se consagrado ao longo dos Anos 1860, e se manteriam ao longo dos Anos 1970, como as três grandes potências do basquete masculino mundial. O Brasil, que fechou a semi-final, consolidava sua posição momentânea como a quarta força do basquete mundial dos Anos 60.

ESTADOS UNIDOS é Medalha de Ouro

Final:
EUA - 65
Jo Jo White (14), Mike Barrett (6), Spencer Haywood (21), Charlie Scott (5) e Mike Silliman (6).
Téc: Henry Iba
Banco: Ken Spain (1), Calvin Fowler (4), Bill Hosket (3), Glynn Saulters (4) e Jim King (1). John Clawson (0) e Don Dee (0).

IUGOSLÁVIA - 50
Ivo Daneu (16), Damir Solman (5), Petar Skansi (5), Kresimir Cosic (4) e Dragutin Cermak (8).
Téc: Ranko Zeravica
Banco: Radivoj Korac (1), Zoran Marojevic (2), Trajko Rajkovic (4), Vladimir Cvetkovic (3) e Dragoslav Raznatovic (2). Aljosa Zorga (0) e Nikola Plecas (0).



1972 – MUNIQUE, Alemanha

Os Jogos Olímpicos de 1972 foram disputados em Munique, na então Alemanha Ocidental. O torneio teve 5 seleções previamente classificadas, as quatro primeiras da edição de 1968 - EUA, URSS, Iugoslávia e Brasil - e a anfitriã Alemanha. Nos Pré-Olímpicos continentais, as duas vagas da África ficaram com Senegal e Egito, as da Ásia com Filipinas e Japão, e a da Oceania com a Austrália. No Pré-Olímpico das Américas, Cuba e Porto Rico ficaram com as vagas diretas, com o México indo à repescagem, e com Uruguai e Argentina ficando eliminados.

No Pré-Olímpico da Europa, 17 seleções entraram na disputa, com as duas vagas diretas sendo conquistadas por Itália e Tchecoslováquia. A Repescagem - Torneio Pré-Olímpico Mundial - reuniu 12 seleções, tendo as duas últimas vagas sido conquistadas por Polônia e Espanha, que eliminaram a Bulgária, México, Canadá, Suécia, Israel, Grã-Bretanha, Finlândia, Grécia, Suíça e Coréia do Norte.
Mantendo seu formato, as 16 seleções nas Olimpíadas foram divididas em dois grupos de oito, nos quais os dois primeiros de cada grupo avançavam à semi-final.

No Grupo A, os Estados Unidos venceram a quase todos os seus jogos com larga vantagem, passando por Tchecoslováquia (66 x 35), Austrália (81 x 55), Cuba (67 x 48), Brasil (61 x 54), Egito (96 x 31), Espanha (72 x 56) e Japão (99 x 33). Na segunda colocação, Cuba foi a grande surpresa, quando se esperava que a disputa seria entre Brasil, Tchecoslováquia e Espanha. Logo na 2ª rodada, os cubanos venceram aos espanhóis (74 x 53), e depois na 4ª passaram pelos tchecos (77 x 65). A surpresa, no entanto, foi protagonizada na 6ª e penúltima rodada com a surpreendente derrota do Brasil para a Austrália (69 x 75), depois dos brasileiros já terem batido a espanhóis e tchecos. Ainda assim, na última rodada bastava o Brasil vencer a Cuba que ainda ficaria com a segunda vaga. Os cubanos, no entanto, engrandeceram-se e venceram heroicamente por 64 x 63, eliminando aos brasileiros.

No Grupo B, a União Soviética também venceu a todos os seus jogos, superando a Senegal (94 x 52), Alemanha Ocidental (87 x 63), Itália (79 x 66), Polônia (94 x 64), Porto Rico (100 x 87), Filipinas (111 x 80) e Iugoslávia (74 x 67). A disputa pela segunda colocação foi acirrada, entre Iugoslávia, Itália e Porto Rico. Todos três perderam para os soviéticos. E entre eles, logo na 1ª rodada a Iugoslávia venceu à Itália por 85 x 78 (7 de vantagem) e depois na 3ª perdeu para Porto Rico por 74 x 79 (5 de diferença). Na penúltima rodada, a Itália conseguiu uma imponente vitória sobre Porto Rico por 71 x 54, e estes 17 pontos de vantagem lhe deram a classificação no tríplice empate, causando a surpreendente eliminação da Iugoslávia.


Na semi-final, os favoritos se impuseram. Os Estados Unidos venceram à Itália impiedosamente por 68 x 38, e a União Soviética passou apertado por Cuba por 67 x 61. Na disputa pelo bronze, a surpreendente equipe de Cuba venceu à Itália por 66 x 65. E nos jogos das surpresas no basquete, com as quedas de Iugoslávia e Brasil na 1ª fase, e a brava equipe cubano, a surpresa parecia ser a tônica. E ela aconteceu também na final, mas encoberta por muita polêmica. Após levar o ouro por 7 edições consecutivas, os Estados Unidos acabaram derrotados na final pela União Soviética por 51 x 50, numa partida que foi dada por encerrada com comemoração de título dos EUA, forçada a um reinício pela arbitragem por divergências na cronometragem que geraram uma cesta da vitória no estouro do cronômetro após o reinício. Indignado, o time norte-americano se recusou a subir ao pódio e nunca recebeu as medalhas de prata, que ficaram para a eternidade trancadas no cofre de um banco.

UNIÃO SOVIÉTICA é Medalha de Ouro

Final:
URSS – 51
Sergei Belov (20), Modestas Paulauskas (3), Zurab Sakandelidze (8), Alzhan Zharmukhamedov (4) e Aleksandr Belov (8).
Téc: Vladimir Kondrashin
Banco: Anatoli Polivoda (0), Aleksandr Boloshev (4), Ivan Edeshko (0), Mikhail Korkiya (4) e Gennadi Volnov (0). Ivan Dvorny (0) e Sergei Kovalenko (0).

EUA – 50
Doug Collins (8), Tom Henderson (9), Dwight Jones (6), Jim Brewer (9) e Ed Ratleff (6).
Téc: Henry Iba
Banco: Mike Bantom (2), Bob Jones (0), James Forbes (2), Tom McMillen (2) e Kevin Joyce (6). Kenneth Davis (0) e Tommy Burleson (0).



1976 – MONTREAL, Canadá

Os Jogos Olímpicos de 1976 foram disputados em Montreal, no Canadá. O torneio olímpico de basquete masculino sofreu uma modificação de formato, com a quantidade de participantes sendo reduzida de 16 para 12 seleções.

Apenas 4 seleções estavam previamente classificadas, o anfitrião Canadá e os três medalhistas na edição anterior, Estados Unidos, União Soviética e Cuba. Ademais houve uma vaga para a África (Egito), uma para a Ásia (Japão), uma para a Oceania (Austrália) e uma para as Américas (Porto Rico, por haver sido medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos, perdendo a final para os EUA). A vaga da Europa foi decidida por um Torneio Pré-Olímpico que reuniu 8 seleções e foi conquistado pela Itália, que venceu na final à Iugoslávia por 84 x 79.

A definição das últimas três vagas foi através de uma Repescagem, com um Torneio Pré-Olímpico Mundial reunindo 13 seleções, e decidido num Hexagonal Final entre Iugoslávia, Tchecoslováquia, Espanha, Brasil, México e Holanda. Os iugoslavos e os tchecos garantiram suas vagas, e a última ficou com o México, que venceu à Espanha por 73 x 72 e ao Brasil por 85 x 79. Assim, pela primeira vez os brasileiros ficaram fora de uma edição olímpica no basquete masculino.

Nas Olimpíadas, as seleções se dividiram em dois grupos de seis, nos quais os dois primeiros de cada grupo avançavam para fazer a semi-final.

No Grupo A, a União Soviética venceu todos os seus jogos, classificando-se junto ao surpreendente Canadá, que venceu a Cuba por 84 x 79, sendo os cubanos eliminados, assim como Austrália, México e Japão.

No Grupo B, os Estados Unidos venceram todos os seus jogos e avançaram. A segunda vaga foi decidida acirradamente entre Iugoslávia e Itália, com vitória apertada dos iugoslavos por 88 x 87. Os italianos foram eliminados, junto a Tchecoslováquia, Porto Rico e Egito.


Na semi-final, os EUA venceram ao Canadá por 95 x 77, e a Iugoslávia conseguiu uma surpreendente vitória por 89 x 84 sobre a URSS. Na decisão da medalha de bronze, a União Soviética venceu ao Canadá por 100 x 72. E na decisão da medalha de ouro, os Estados Unidos bateram à Iugoslávia por 95 x 74, recuperando o alto do pódio olímpico, com a oitava medalha de ouro nas nove edições disputadas até então. E o pódio foi mais uma vez ocupado pelas três grandes forças do basquete mundial de então: EUA, URSS e Iugoslávia.

ESTADOS UNIDOS é Medalha de Ouro

Final:
EUA – 95
Phil Ford (7), Adrian Dantley (30), Scott May (14), Philip Hubbard (10) e Mitch Kupchak (14). Téc: Dean Smith
Banco: Steve Sheppard (5), Walter Davis (2), Quinn Buckner (6), Ernie Grunfeld (3), Kenneth Carr (0), Tate Armstrong (2) e Tom LaGarde (2).

IUGOSLÁVIA - 74
Mirza Delibasic (6), Dragan Kicanovic (18), Zeljko Jerkov (4), Drazen Dalipagic (27) e Kresimir Cosic (15).
Téc: Mirko Novosel
Banco: Blagoja Georgievski (0), Vinko Jelovac (0), Rajko Zizic (4), Zoran Slavnic (0) e Damir Solman (0). Andro Knego (0) e Zarko Varajic (0).



1980 – MOSCOU, União Soviética

Os Jogos Olímpicos de 1980 foram disputados em Moscou, na União Soviética. A marca da Guerra Fria deixou seu carimbo político sobre as disputas esportivas: os Estados Unidos boicotaram a competição e não enviaram atletas para disputar qualquer modalidade, obviamente incluindo também o basquete masculino. Outros países, além dos EUA, estavam classificados e se ausentaram: China, Canadá, Porto Rico e Argentina.

A competição voltou a reunir 12 seleções, com uma mudança de formato, no entanto, ao invés de dois grupos de seis com os dois primeiros avançando para fazer a semi-final, foram três grupos de quatro com os dois primeiros de cada avançando para um Hexagonal Semi-final, no qual os confrontos da Fase de Grupos entre os classificados eram "carregados" para o hexagonal, e no final os dois melhores faziam uma final valendo o ouro, e o terceiro e quarto faziam a decisão do bronze.

Com o abandono do então campeão olímpico (EUA), só dois países estavam previamente classificados, a anfitriã União Soviética e a campeã mundial Iugoslávia. A vaga da Oceania ficou com a Austrália, a da África com Senegal, e a da Ásia, com a desistência da China foi herdada pela Índia. No Pré-Olímpico das Américas, os três classificados desistiram da disputa - Porto Rico, Canadá e Argentina - tendo as vagas sido herdadas por Brasil e Cuba. No Pré-Olímpico da Europa, numa disputa entre oito seleções, Itália, Tchecoslováquia e Espanha garantiram as vagas. Restavam duas vagas em função de desistências, que acabaram ocupadas por Suécia e Polônia.


No Grupo A, a União Soviética venceu todos os seus jogos. A segunda vaga ficou com o Brasil, que logo na primeira rodada superou à Tchecoslováquia por 72 x 70. A India acabou eliminada com derrotas acachapantes: 65 x 121 para a URSS, 65 x 133 para a Tchecoslováquia e 64 x 137 para o Brasil.

No Grupo B, os favoritos, Iugoslávia e Espanha, obtiveram suas classificações sem surpresas, eliminando a Polônia e Senegal. E no Grupo C, Itália e Cuba garantiram suas vagas, eliminando a Austrália e Suécia.

No Hexagonal Semi-final, os líderes dos grupos - União Soviética, Iugoslávia e Itália - começavam com uma vitória a mais, já que haviam vencido, respectivamente, a Brasil (101 x 88), Espanha (95 x 91) e Cuba (79 x 72). Na rodada de abertura, a Iugoslávia bateu à Itália (102 x 81), assumindo a ponta ao lado da URSS, que também venceu. O Brasil venceu a Cuba (94 x 93) e empatou com os italianos. Na rodada seguinte, a Iugoslávia voltou a vencer, e a Itália surpreendentemente venceu aos soviéticos (87 x 85), embolando a classificação, ainda mais pela Espanha ter vencido ao Brasil (110 x 81). A Iugoslávia tinha 3 vitórias, Itália e URSS tinham 2, Brasil e Espanha tinham 1 e Cuba nenhuma.


Na penúltima rodada, o Brasil venceu à Itália (90 x 77), Espanha a Cuba (96 x 95), e a Iugoslávia à URSS (101 x 91). Os iugoslavos, com 4 vitórias, já estavam na final. E havia quatro seleções com duas vitórias. A Itália venceu à Espanha (95 x 89) e a URSS passou por Cuba. Se o Brasil vencesse à Iugoslávia no último jogo, os critérios para um tríplice empate colocariam os soviéticos na final, já uma vitória iugoslava colocaria os italianos na final. A Iugoslávia venceu por 96 x 95, e com este resultado a Itália foi para a final e a Espanha tomou o lugar do Brasil na disputa pelo bronze, contra a União Soviética.

Na decisão do bronze, a União Soviética venceu à Espanha, sem muita dificuldade, por 117 x 94. E na decisão do ouro, a Iugoslávia bateu à Itália por 86 x 77. A conjuntura do basquete mundial no fim dos Anos 1970 e início dos Anos 1980, mostrava um cenário ainda dominado por Estados Unidos, Iugoslávia e União Soviética no primeiro escalão, com o fortalecimento do basquete de Itália e Espanha, que faziam um segundo escalão junto ao Brasil.

IUGOSLÁVIA é Medalha de Ouro

Final:
IUGOSLÁVIA – 86
Mirza Delibasic (20), Dragan Kicanovic (22), Zeljko Jerkov (16), Drazen Dalipagic (18) e Kresimir Cosic (2).
Téc: Ranko Zeravica
Banco: Mihovil Nakic (0), Branko Skroce (0, Rajko Zizic (0), Zoran Slavnic (4) e Ratko Radovanovic (0). Andro Knego (4) e Duje Krstulovic (0).

ITÁLIA - 77
Marco Solfrini (4), Dino Meneghin (12), Renato Villalta (29), Pierluigi Marzorati (9) e Pietro Generali (13).
Banco: Romeo Sacchetti (2), Roberto Brunamonti (2), Michael Sylvester (2), Enrico Gilardi (0), Fabrizio Della Fiori (0), Marco Bonamico (0) e Renzo Vecchiato (4).



1984 – LOS ANGELES, Estados Unidos

Os Jogos Olímpicos de 1984 foram disputados em Los Angeles, nos Estados Unidos. E mais uma vez a marca da Guerra Fria deixou seu carimbo político sobre as disputas esportivas: como os Estados Unidos haviam feito quatro anos antes, foi a vez da URSS boicotar a competição e não enviar atletas para disputar qualquer modalidade, obviamente incluindo também o basquete masculino. 

Novamente houve mudança no formato, que continuou sendo disputado por 12 seleções, desta vez voltando a ser distribuídas em dois grupos de seis, mas desta vez com os quatro primeiros de cada grupo avançando para se enfrentar em play-off a partir das quartas de final.

Como anfitrião, os EUA estavam diretamente classificados, assim como também estaria a União Soviética por ser a campeã mundial. Com sua desistência, sua vaga foi herdada pela Coréia do Sul. Como finalistas das Olimpíadas de 80, Iugoslávia e Itália também estavam diretamente classificadas. As vagas dos continentes foram conquistadas na Ásia pela China, na Oceania pela Austrália, e na África pelo Egito. No Pré-Olímpico das Américas, obtiveram a classificação: Canadá, Brasil e Uruguai. Porto Rico e Argentina voltaram a ficar de fora. No Pré-Olímpico da Europa, as vagas foram de Espanha, França e Alemanha Ocidental.

No Grupo A, Iugoslávia e Itália ficaram com as duas primeiras posições, confirmando suas posições de favoritas. A Austrália voltou a superar ao Brasil, como havia feito no Mundial de 82, desta vez por 76 x 72. E os brasileiros também caíram diante da Alemanha Ocidental (75 x 78), terminando eliminados logo na 1ª Fase, junto ao Egito.

No Grupo B, favoritismos também confirmados com Estados Unidos e Espanha nas duas primeiras colocações. Canadá e Uruguai conseguiram garantir as outras duas vagas, eliminando à China e à França.


Nas quartas de final, a grande surpresa foi a vitória do Canadá sobre a Itália, por 78 x 72. Nos outros três confrontos, os favoritos venceram, com Estados Unidos, Iugoslávia e Espanha vencendo, respectivamente, a Alemanha Ocidental (78 x 67), Uruguai (110 x 82) e Austrália (101 x 93). Na semi-final, os EUA confirmaram sua força, batendo ao Canadá por 78 x 59. No outro jogo, o favoritismo era da Iugoslávia, mas quem venceu foi a Espanha, por 74 x 61.

Na decisão do bronze, a Iugoslávia superou ao Canadá por 88 x 82. E na decisão do ouro também não houve surpresa, com os Estados Unidos superando com certa facilidade à Espanha, por 96 x 65. Apesar do tropeço espanhol nas quartas, os Anos 1980 marcavam a presença de cinco seleções no primeiro escalão do basquete mundial: EUA, URSS, Iugoslávia, e as ascendentes Espanha e Itália.

ESTADOS UNIDOS é Medalha de Ouro

Final:
EUA – 96
Chris Mullin (4), Michael Jordan (20), Sam Perkins (12), Wayman Tisdale (14) e Patrick Ewing (9).
Téc: Bob Knight
Banco: Steve Alford (10), Leon Wood (6), Vernon Fleming (9), Alvin Robertson (6), Joe Kleine (4), Jon Koncak (2) e Jeff Turner (0).

ESPANHA – 65
Josep Maria Margall (10), Andrés Jiménez (16), Juan Antonio San Epifanio (4), Fernando Martín (14) e Juan Manuel Iturriaga (6).
Banco: José Manuel Beirán (0), José Luis Llorente (2), Fernando Arcega (2), Fernando Romay (5), Juan Antonio Corbalán (6), Ignacio Solozábal (0) e Juan Domingo de la Cruz (0).



Nenhum comentário:

Postar um comentário